Janelas de Sono

Olha, com a maternidade a gente descobre que existe cada coisa! hahaha

Nas minhas pesquisas durante o meu desespero para ajudar o Heitor a dormir melhor me deparei com isso: Janelas de sono.

Vi que era algo que eu realmente não estava tentando e nem respeitando. Também, como eu poderia imaginar que isso existia? Na hora decidi tentar. E não é que deu certo! Eu estava colocando o Heitor para dormir muito antes ou muito depois das janelas. O resultado era um bebê irritado, com sonecas curtas e uma mãe super estressada. Comecei a seguir a tabelinha e foi sucesso total. É impressionante como ele começa a dar sinais de sono no tempo certinho. Aí é só ninar e ele adormece. \o/

Por enquando, o Heitor faz duas sonecas de 1 hora (as vezes de duas horas, mas aí dorme menos na segunda soneca ou vice-versa). Isso é uma vitória, lembrando que ele dormir uns 10 ou 15 minutos durante as sonecas. 

Aqui, a tabelinha que encontrei no blog Mil Dicas de Mãe.

 A tabela dos intervalos de sono é uma boa referência.
Na tabela a seguir, apresento a vocês uma ideia da janela de sono ideal, de acordo com a idade do bebê. Não se assuste se seu bebê fica mais tempo acordado. Observe se ele fica bem, se a alimentação é adequada e se o tempo de sono dele é dentro do esperado para a idade (se a resposta for positiva, não há motivo para preocupação).
Até 2 meses – 45 minutos à 1 hora no máximo
3 meses – 1 hora e 30 minutos no máximo
4 meses –  1 hora e 45 minutos
5 meses – 2 horas no máximo
6 meses – 2 horas e 30 minutos no máximo
7 meses – 2 horas e 45 minutos
8 e 9 meses – 3 horas e 30 minutos
1 ano – 4 horas (quando faz 2 sonecas) e 6 horas quando faz apenas 1 soneca
Dos 15 aos 18 meses – 6 horas e 30 minutos

Mamães, se nunca tentaram isso, tentem agora. Realmente ajuda muito!

Beijos e até a próxima.







9 comentários:

  1. Muito obrigada pela tua visita ao meu blogue,sim,é um filme muito bom!! Quanto a esta tua publicação,a gente está sempre a aprender coisas novas,fico contente do teu Heitor agora já dormir muito melhor,boa semana para vocês e muitos beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Sempre tem algo novo.
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada,mais uma vez pela tua visita no meu blogue,é bom pintar e desenhar mais colorir,é uma excelente terapia,eu tenho toda a paciência do mundo e mais alguma,adoro e super adoro esta terapia!!

      Excluir
  2. Thata que legal isso,nunca tinha ouvido falar.
    Que bom que Heitor ta dormindo melhor,se eles dormem mal a gente também nè?
    Em relação a seu comentário no blog,eu congelo sim e descongelo no microondas.
    Mas vou te dar uma dica,se você vai fazer pra semana não congela junto o brócolis e couve flor,só cozinha eles e deixa na geladeira,da pra consumir em três dias.O restante dos legumes da pra fazer a técnica de branqueamento tranquilo :)
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e como! Parece que a culpa é nossa e sem falar que queremos descansar e com eles dormindo pouco não conseguimos..rsrs

      Super legal! Vou me programar pra fazer no fds enquando o marido cuida do Heitor! rsrs

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  3. Thata obrigada por compartilhar que maravilha, realmente meu bebe acorda neste intervalo, já vou me preparar daqui para frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse intervalo entre os sonos é muito importante. Faz mto bem seguir.
      Beijos

      Excluir
  4. E gostei desta palavra desejante do seu perfil era isso que eu era, agora me sinto completa, com um casal que Deus preparou para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que tem um casal! Deve ser o máximo. Caso eu tenha um segundo filho, gostaria que fosse uma menina! rs

      Excluir